CURSO - CURSO INTRODUÇÃO À ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
O presente curso introdução à alfabetização infantil abordará a alfabetização que tem sido, através dos tempos, motivo de estudos e pesquisas; nas últimas três décadas maior atenção foi dedicada à construção do processo da escrita, a psicogênese da escrita e da leitura, baseado em diversos estudos. Neste sentido entraremos em todos os temas pedagógicos pertinentes ao curso.
O que você aprenderá
01. INTRODUÇÃO
02. COMO APARECEU A ESCRITA
03. A PRÁTICA DO PROFESSOR NA ED. INFANTIL
04. OS SABERES DOCENTES
05. A DIVERSIDADE DA ED. INFANTIL
06. IDEIAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE AUTORES DOS SÉCULOS XV, XVI E XVII
07. AS IDEIAS DE ROSSEAU NA PRÁTICA DE PEDAGOGOS (SÉC. XVIII E XIX)
08. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OVIDE DECROLY (1871 - 1932)
09. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE CÉLESTIN FREINET (1896-1966)
10. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE EMILIA FERREIRO
11. EDUCAR E O CUIDAR: O ESPECÍFICO DA ED. INFANTIL
12. O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR DA ED. INFANTIL
13. MEMÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
14. REVENDO A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
15. OS NÍVEIS CONCEPTUAIS LINGUÍSTICOS
16. AS CONCEPÇÕES SOBRE A LÍNGUA SUBJACENTES À PRÁTICA DOCENTE
17. TEMPO DE APRENDER E DE ENSINAR A LER
18. O EDUCADOR INFANTIL: SUA PRÁTICA NA ACOLHIDA
19. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ED. INFANTIL